Motores

Etapa superada com distinção por Nuno Matos

Depois de um dia bastante atribulado, Nuno Matos e Nuno Rodrigues da Silva tiveram uma jornada muito mais produtiva na quinta etapa do Morocco Desert Challenge. A dupla do Opel Mokka Proto subiu onze posições na classificação geral dos automóveis, num dia onde areia e dunas eram as palavras-chave ao longo dos 230 quilómetros da especial.

No percurso que fazia parte da travessia do Erg Chebbi e do Erg Ouzina – mas amputada nos primeiros quilómetros devido à tempestade de areia, o piloto de Portalegre e o seu navegador egitaniense estiveram em plano de evidência.

Foi uma etapa superada com distinção, pois Nuno Matos e Nuno Rodrigues da Silva ‘treparam’ na classificação geral e estiveram muito consistentes, sendo que desta vez o Mokka Proto ‘made in Portugal’ não suscitou preocupações de maior.

“Devido ao problema que se registou na etapa de ontem fomos um dos últimos a sair para a pista, mas o dia foi fantástico. Pistas muito giras, muito diferentes e interessantes. Fizemos três cordões de dunas sem problemas”, destacou Nuno Matos.

“Quando antevia a participação nesta competição pensei que uma das proezas que teria de fazer seria utilizar muito as pás, cavar bastante, mas felizmente hoje isso não aconteceu. Creio que daqui para a frente não vão existir muito mais dunas e creio que hoje era o dia mais difícil a esse nível”, observou o piloto alentejano.

“Perdemos bastante tempo com a gestão do enchimento dos pneus. Colocámos ar quando não era suposto e vice-versa e demorámos imenso tempo na gestão dessa situação ao longo da especial. Não fizemos uma gestão cem por cento eficaz dessa situação. Continuei a aprender, diverti-me imenso e foi um dia em que o Mokka esteve irrepreensível, sem problemas mecânicos”, rematou Nuno Matos.

Este sábado o percurso vai exigir um esforço extra. É necessário cumprir 405 quilómetros nesta que será a sexta especial deste rali. O traçado que ligará Merzouga a Tendrara vai cruzar as planícies de Hamada e o planalto de Rekkam. Seguem-se os vales e paisagens panorâmicas. Nesta etapa os concorrentes vão poder disfrutar de um misto entre pistas sinuosas, planícies e alguns trilhos um pouco mais técnicos.

Em destaque

Subir