Mundo

Estudo sugere que garrafas de plástico podem causar diabetes, autismo e cancro

garrafasDe acordo com um estudo divulgado na revista norte-americana ‘The Lancet Diabetes & Endocrinology’, as garrafas e embalagens de plástico podem contaminar os produtos, com consequências para a saúde, ao afetar o sistema endócrino e, por consequência, levar a doenças graves como autismo, diabetes e cancro.

A pesquisa foi realizada por investigadores da NYU Langone Medical Center e destaca o facto de ser muito comum encontrar compostos químicos perigosos nas embalagens de alimentos feitas de plástico.

Os autores do estudo alertam também para os produtos de conserva, guardados em embalagens metálicas, para as garrafas de detergentes, para os brinquedos e para os cosméticos, bem como para os pesticidas.

Os compostos químicos em causa afetam o sistema endócrino, interferindo no processo de produção de hormónios, podendo levar a doenças graves como autismo, diabetes e cancro.

Alimentos contaminados pelo plástico podem afetar o sistema endócrino e levar a diversos problemas de saúde graves.

Há milhares de produtos que utilizamos diariamente que desregulam o sistema endócrino. Substâncias como Bisfenol A, utilizado na produção das embalagens plásticas, suscitaram este aviso.

Os investigadores estimam que, só nos Estados Unidos, tenham sido gastos 50 mil milhões de dólares só em despesas de saúde, para combater problemas relacionados com contaminações.

Outra pesquisa realizada recentemente na Europa aponta para um valor superior, em solo europeu: 271 mil milhões.

Em destaque

Subir