Nas Notícias

Fumar apenas um cigarro por dia também mata

É comum pensar-se que apenas os grandes fumadores correm o risco de morrer mais cedo. No entanto, um estudo de um investigador do Instituto Nacional do Cancro, Maki Inoue-Choi, citado pelo El Español, revela que também há riscos para quem fuma um cigarro por dia ou ocasionalmente.

Segundo este estudo, os fumadores ocasionais multiplicam em nove vezes o risco de morrer de cancro.

Os dados foram obtidos junto de mais de 300 mil pessoas e após a investigação foi concluído que quem fuma menos de um cigarro por dia aumenta em 64 por cento o risco de morte precoce. Por outro lado, os que consomem entre um e 10 cigarros por dia aumentam o risco de morte em cerca de 87 por cento. Estes resultados demonstram que existe o risco em qualquer exposição com o fumo do tabaco.

Maki Inoue-Choi afirma que fumar poucos cigarros por dia também tem efeitos na saúde. Salienta também que as pessoas continuam a acreditar que a morte devido ao tabagismo só acontece a quem fuma muitos cigarros diários.

Para além destas conclusões, o estudo concluiu que quem fuma um cigarro por dia aumenta o risco de morrer por cancro do pulmão em nove vezes, ao contrário de quem fuma entre um a dez cigarros diários em que aumenta 12 vezes o risco de morrer com a mesma doença.

O tabagismo continua a ser uma das principais causas de morte em todo o mundo, matando uma em cada duas pessoas fumadoras, de acordo com a Organização Mundial de Saúde.

Por ano morrem cerca de cinco milhões de pessoas devido ao consumo de tabaco, ultrapassando as mortes relacionadas com acidentes de carro ou SIDA.

Em destaque

Subir