Mundo

Oito bilionários têm tanta riqueza como metade da população mundial junta

A desigualdade no mundo está a crescer de forma acentuada. De acordo com a Oxfam, um por cento dos mais ricos possui uma riqueza superior à do resto do mundo. Apenas oito pessoas têm tanto como metade da população mundial.

Vivemos numa realidade em que as oito pessoas mais ricas do planeta têm tanta riqueza como metade da população mundial. Ou então podemos dizer que os um por cento dos mais ricos têm uma riqueza bastante superior à do resto do mundo.

No entanto, seja qual for o ponto de vista em que analisamos este assunto, de acordo com a Oxfam, a conclusão será sempre a mesma: a desigualdade entre classes está cada vez a aumentar.

A Oxfam, uma confederação de 18 organizações de solidariedade que tem como principal objetivo a redução da pobreza, preparou um trabalho para apresentar no Fórum Económico Mundial, que junta as pessoas mais ricas do mundo esta semana em Davos, na Suíça. Neste trabalho é revelado que as desigualdades têm vindo a aumentar, apesar do compromisso dos líderes mundiais para a combater.

A organização fez uma compilação de dados que comprovam o desequilíbrio cada vez maior entre os mais ricos e o resto do mundo. A Oxfam defende que essa discrepância tenderá a aumentar dentro dos próximos anos.

Mas vejamos aqui os dados recolhidos:

– Os mais ricos do planeta detêm mais riqueza do que o resto do mundo desde 2015.

– Apenas oito pessoas têm agora tanta riqueza como a metade mais pobre da população mundial.

– Entre 1988 e 2011 o rendimento dos 10 por cento mais pobres aumentou menos de três dólares. Já o dos 1 por cento mais ricos aumentou cerca de 182 vezes este valor.

– No Vietname, o homem ganha mais num dia que a pessoa mais pobre ganha numa década.

– O presidente de uma empresa que seja principal na Bolsa de Londres ganha tanto por ano como 10 mil trabalhadores de uma fábrica no Bangladesh.

– Em 20 anos, 500 pessoas irão deixar aos seus herdeiros 2,1 biliões de dólares, uma soma maior que a economia da Índia ou 10 vezes maior que a economia portuguesa.

A Oxfam aponta como principais causas da crescente desigualdade os constrangimentos que têm sido colocados, de forma agressiva, sobre o crescimento dos salários mais baixos, a evasão fiscal e o controlo cada vez mais hostil dos custos, que esmagam os produtores. A confederação acusa as empresas de estarem demasiado concentradas em dar altos rendimentos aos seus acionistas.

É por isto que o grupo restrito dos oito mais ricos – composto por Bill Gates, Amancio Ortega (fundador da Zara), Warren Buffet, Jeff Bezos (Amazon), Mark Zuckerberg, Larry Elison (oracle) e Michael Bloomberg – têm atualmente mais riqueza acumulada que a metade mais pobre da população mundial.

Em destaque

Subir