Economia

Portugal tem maior fosso entre ricos e pobres dos últimos 30 anos

pobrezaA pesquisa levada a cabo pela OCDE, chamada ‘Divided We Stand: Why Inequality Keeps Rising’ [Continuamos divididos: Por que razão a desigualdade continua a aumentar], permite concluir que Portugal tem a economia mais desigual da Europa. O fosso entre ricos e pobres atingiu níveis com 30 anos.

Segundo indica um estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico, Portugal está entre os países com maior desigualdade de rendimentos entre a população. O fosso entre ricos e pobres atingiu, na economia lusa, níveis que não se verificavam há três décadas.

A riqueza está na posse de menos pessoas, o que representa um aumento das dificuldades de cada vez mais famílias. A pesquisa da OCDE alerta para o facto de na esmagadora maioria dos países se verificar um aumento das desigualdades.

Esta diferença é quantificada. Nos países desenvolvidos, 20 por cento dos ricos conseguem rendimentos seis vezes superiores a igual percentagem de mais pobres. Por cada 300 euros conseguidos pelos pobres, os ricos conseguem 1800 euros. Com o passar dos anos, esta desigualdade torna-se abissal.

 

Mais partilhadas da semana

Subir