Ciência

Estudo: Crianças têm uma melhor relação com os animais de estimação do que com os irmãos

Um estudo britânico revela que as crianças preferem animais de estimação a irmãos e que há grandes vantagens em ter um amigo de quatro patas.

Entre os benefícios de ter um animal de estimação, os investigadores destacam a melhoria da sensação de bem-estar, os níveis de relaxamento e o desaparecimento da sensação de solidão.

As crianças, por norma, adoram ter animais de estimação, principalmente cães. Um estudo da Universidade de Cambridge revelou que os mais novos preferem um amigo de quatro patas do que um irmão.

O estudo foi publicado no ‘Journal of Applied Devolpmental Psychology’, expondo que as crianças se sentem mais satisfeitas com a relação que têm com o animal do que com a relação que têm com os irmãos.

No estudo, participaram 77 crianças, todas com 12 anos, um animal de estimação e pelo menos um irmão. Foram submetidas a vários testes de avaliação relativas às relações que tinham.

Após de estarem analisadas as respostas, os investigadores conseguiram criar um padrão: seja qual for o animal de estimação, as crianças dizem sentir-se mais próximos e ter uma melhor relação com o animal do que com os irmãos – a intensidade da relação criança-animal era mais elevada quando o cão era o animal de estimação em questão.

Segundo os investigadores, a preferência que as crianças têm pelos animais está relacionada com o facto de os bichos estarem disponíveis para brincar e devido à incapacidade que têm em criticar, pelo que dá mais confiança aos mais novos que sentem compreendidos e amados.

No estudo é defendido que a presença de um animal de estimação poderá ter um impacto altamente positivo no desenvolvimento da criança, principalmente a nível social.

Em destaque

Subir