Nas Notícias

Estudo conclui que os portugueses se sentem cada vez mais felizes

De acordo com a pesquisa do Observatório da Sociedade Portuguesa da Católica Lisbon School of Business and Economics, o nível de felicidade global dos portugueses aumentou para 78,4 por cento. No mesmo período no ano passado situava-se nos 69,2 por cento. Um aumento de quase 10 por cento.

Esta é uma das conclusões do Estudo da Sociedade Portuguesa – Felicidade, hábitos de consumo e confiança económica do Observatório da Sociedade Portuguesa da CATÓLICA-LISBON, que aferiu indicadores como Felicidade e Satisfação com a Vida.

O Observatório da Sociedade Portuguesa da Católica Lisbon School of Business and Economics acaba de publicar os resultados de um estudo que caracteriza os fatores que influenciam a vida dos portugueses. Os dados foram recolhidos em março de 2017, utilizando o Painel de Estudos Online (PEO).

O principal objetivo deste estudo é aferir indicadores gerais de felicidade e satisfação com a vida.

O nível de Felicidade Global aumentou para 78,4 por cento quando no mesmo período no ano passado se situava nos 69,2 por cento.

Por outro lado em março do ano passado, 16,6 por cento dos inquiridos referiram sentir-se infelizes contra apenas 10,2 registados em março de 2017.

Convém referir que a Felicidade consiste no estado de ser feliz, um estado de contentamento e bem-estar que depende de vários fatores biopsicossociais e ambientais. Trata-se de um nível de satisfação no qual uma pessoa se sente feliz, realizada e, geralmente, sem sofrimento. A Felicidade está, portanto, associada a um vasto leque de emoções e sentimentos.

Por outro lado, a satisfação com a vida é um dos principais indicadores globais de bem-estar em que a felicidade surge como motivação para que a pessoa se sinta satisfeita com a vida.

No que concerne a satisfação com a vida em geral, 74,5 por cento indica estar satisfeito a extremamente satisfeito com a vida em geral e 11,4 refere estar insatisfeito a extremamente insatisfeito com a vida.

Em comparação com os resultados obtidos pelo Observatório da Sociedade Portuguesa no primeiro trimestre de 2016 (março de 2016), verificou-se um aumento da proporção de participantes que reportam estar satisfeitos com a vida em geral (63,5 pontos percentuais em março de 2016 versus 74,5 em março de 2017) e uma redução da proporção de participantes que reportam estar insatisfeitos com a vida (19,5 por cento em março de 2016 versus 11,4 em março de 2017).

Estratificando por faixa etária, em geral, os jovens com menos de 25 anos de idade e os adultos com menos de 64 anos reportam estar satisfeitos com a vida em geral (78 e 73,7 por cento, respetivamente), bem como 50 por cento dos adultos com 65 anos ou mais.

Estes resultados sugerem novamente um aumento dos níveis de satisfação com a vida em geral, mesmo quando considerando a faixa etária, comparativamente ao primeiro trimestre de 2016.

O Observatório da Sociedade Portuguesa da CATÓLICA-LISBON realizou em março de 2017 o seu quinto estudo de modo a caracterizar os fatores que influenciam a vida das pessoas que pertencem à Sociedade Portuguesa. Neste estudo responderam 1001 participantes.

Em destaque

Subir