Ciência

Estudo: Cientistas revelam que beber café prolonga a esperança média de vida

Fica aqui mais uma razão pela qual deve adotar o hábito de beber café: a cafeína pode ter um efeito positivo nas doenças não transmissíveis decorrentes do processo de envelhecimento.

Uma equipa de cientistas da Universidade de Stanford realizou um estudo que permitiu identificar um processo inflamatório crónico que ocorre em alguns idosos.

Este processo está associado a um maior risco de desenvolver problemas cardiovasculares. É de relembrar que as doenças cardiovasculares são uma das maiores causas de morte e mais comuns na terceira idade.

O que estes cientistas descobriram foi que beber café pode ajudar, nestes casos, a prolongar a esperança média de vida.

Segundo a equipa, a maioria das doenças não transmissíveis decorrentes do processo de envelhecimento estão associadas a inflamações crónicas e a cafeína pode ajudar a reduzir essa inflamação.

Foram analisadas amostras sanguíneas de 100 pacientes ao longo de vários anos, ficando concluído que o envelhecimento aciona uma espécie de mecanismo inflamatório.

No entanto, o hábito de beber café pode travar esse processo, o que leva aos cientistas a afirmar que quem bebe café vive durante mais tempo.

Em destaque

Subir