Ciência

Estudo: Afinal as ressacas não ficam piores com a idade

É mais um mito que cai por terra: a ressaca não fica pior com a idade. Um estudo revelou exatamente a tendência oposta: a ressaca diminui com a idade, tornando-nos moderados devido aos excessos cometidos anteriormente.

Um estudo publicado na ‘Alcoholism: Clinical & Experimental Research’, citado pelo jornal espanhol ‘El País’, confirmou que as ressacas são “coisas da juventude”. Segundo Janne Tolstrup, co-autora do estudo, os jovens com 20 anos estão sete vezes mais propensos a sofrer de ressaca após uma noite de copos.

“A ideia de que com a idade se sofre de ressacas piores é algo generalizado, mas na verdade não existe nenhuma evidência que se apoie nessa teoria”, comentou Richard Stephens, psicólogo da Universidade de Keele, no Reino Unido, sendo também co-autor do estudo.

No estudo, foram analisadas mais de 50 mil pessoas dinamarquesas, com idades entre os 18 e os 94 anos. Foi então realizado um teste online, com perguntas para avaliar o estilo de vida dos participantes: dieta, tabagismo, consumo de álcool e atividade física.

De acordo com os resultados, a ressaca está mais presente nos jovens. “Todos os jovens com menos de 20 anos são mais propensos a sofrer de sintomas de ressaca devido à ingestão descontrolada de álcool em comparação com pessoas mais experientes”, afirmou Richard Stephens.

No entanto, os cientistas admitem que existem fatores a considerar como a quantidade de álcool consumido com a comida ingerida anteriormente.

É então de relembrar que este estudo incidiu sobre a frequência com que as pessoas bebem excessivamente e não a sua intensidade.

Assim, os jovens têm mais tendência a ficar bêbados do que os mais velhos. “A experiência ensina a medir o nosso consumo”, declara Stephens.

Em destaque

Subir