Mundo

Estudo: 39 por cento dos portugueses temem atentado terrorista no país

Estudo ‘Worldwide Independent Network’ (WIN) revelou que 39 por cento dos portugueses acham que Portugal será alvo de um atentado terrorista.

O estudo, divulgado pelo jornal espanhol ‘El Confidencial’, sustenta que a França é o país europeu onde os residentes mais têm receio de um ataque terrorista. Mais de metade dos franceses, cerca de 64 por cento, acham que o Estado Islâmico irá voltar a atacar o país.

Logo após vem a Rússia, com 61 por cento da população a temer um atentado. Em terceiro lugar, fica a nossa vizinha Espanha, com 59 por cento dos habitantes a acreditar que o país será atacado.

Mas numa perspetiva mundial, o Bangladesh é o país onde os residentes mais estão preocupados com o terrorismo, sendo que cerca de 88 por cento acreditam que irá ocorrer um atentado no país.

O estudo do WIN coloca as Filipinas em segundo lugar, com 79 por cento, seguidas da Turquia, com 78 por cento, do Paquistão, com 73 por cento e da Indonésia com 71 por cento. Ora, estes são países do Médio Oriente e Ásia, que são maioritariamente muçulmanos, daí sentirem-se mais ameaçados pelo grupo extremista islâmico.

Por outro lado, a Islândia é o país que menos se preocupam com uma possível ameaça terrorista, com apenas seis por cento dos islandeses a temerem uma ação do género.

Logo atrás vem a Dinamarca, com 13 por cento, a Suécia, que foi recentemente atacada pelo Estado Islâmico, com 18 por cento dos suecos a se mostrarem preocupados com um possível atentado.

Em destaque

Subir