Tecnologia

Estratégia da Microsoft é estar presente em todas as plataformas

ecossistema_microsoft_ios_android_wp

A Microsoft está a apostar num conceito completamente diferente em relação aos seus concorrentes, nomeadamente Google e Apple. Se estes dois dominam nos dispositivos móveis, em termos de hardware, a Microsoft domina em todos, no software. Não é só o Windows.

É inevitável! A estratégia da Microsoft passa por ter toda a sua suite de produtividade e outras aplicações em todas as plataformas, sejam dispositivos móveis ou nos computadores. Se a Google e a Apple conseguem o domínio nos smartphones, a Microsoft junta os dois ao Windows e torna-se a marca com a presença mais forte em todas as plataformas.

O Windows Phone teima em não crescer e isto parece não atrapalhar muito a marca de Redmond. O facto está na estratégia que a marca está a adotar em relação às outras plataformas.

Aplicações como o Office, OneNote, OneDrive, Translator, Skype, Outlook, etc… estão presentes no Windows, Windows Phone, Android, iOS e também no OSX. É aqui que a estratégia da Microsoft ganha aos pontos à concorrência.

Se até agora esta presença já vinha acontecendo nas outras plataformas, a mesma deverá ser reforçada no Android. Várias marcas – mediante uma parceria com a Microsoft, preparam-se para lançar no mercado smartphones Android com aplicações nativas da Microsoft.

Marcas como a LG, Acer, Sony e Samsung preparam-se para lançar nos seus smartphones Android várias aplicações da Microsoft. Ao todo, e segundo a Microsoft, são 74 parceiros de hardware que vão trazer as aplicações da Microsoft nos seus dispositivos.

O atual CEO da Microsoft, Satya Nadella, já demonstrou a sua capacidade em fazer crescer o ecossistema que idealizou, quer dentro da própria plataforma, quer dentro das plataformas concorrentes. O fraco crescimento do Windows Phone não é uma derrota para a marca e a mensagem é clara: se não podes vencê-los, junta-te a eles.

 

Em destaque

Subir