Fórmula 1

Esteban Ocon diz que evoluiu muito como piloto

A Force India obteve resultados impressionantes para a sua dimensão no Campeonato do Mundo de Fórmula 1 em 2017, e parte desses pontos foram obtidos por Esteban Ocon. O francês de origem galega não tem dúvidas de que evoluiu bastante como piloto.

Ocon pontuou em 18 dos 20 grandes prémios que terminou esta temporada, terminando apenas a 13 pontos do seu companheiro de equipa, Sergio Perez. E nas primeiras dez corrida marcou 43 pontos.

A evolução do piloto gaulês em termos de resultados é ainda mais impressionante, já que na Manor concluiu apenas nove corridas. Uma curta e fraca experiência, que ainda assim permitiu perceber a qualidade de material que tinha nas mãos quando chegou à Force India.

“Foi uma transição suave mas nunca fácil para conseguir ter os últimos detalhes certos. É preciso conhecer as pessoas, perceber o carro com essas pessoas e elas têm de perceber devidamente o meu ‘feedback’. Precisei também de experiência para saber como o carro poderia ser mais eficaz com o meu estilo de condução. Ao mesmo trabalhar conseguindo andar ao mesmo ritmo e não deixar passar qualquer detalhe”, lembra Esteban Ocon.

“Foi uma melhoria enorme a que fiz ao conseguir todos os detalhes. Fazia o mesmo trabalho, mas melhor. O desempenho depois da pausa de verão tem a ver com a experiência que tive antes com a Manor nessas pistas. Chegar pela segunda vez às pistas de F1 ajudou-me. Com todo o conhecimento que tive da época anterior ajudou-me a dar o grande passo”, considera o francês.

A comparação com Perez vai existir sempre, mas Ocon não tem problema com isso. Antes pelo contrário: “O meu objetivo é ser mais rápido do que ele. Quero estar à frente dele, que é um piloto muito rápido. Mesmo se não estive à frente dele em muitas corridas, estivemos muito próximos um do outro. Não pude descansar um segundo. Tenho de dar sempre o máximo, porque ele está lá o tempo todo. Quero manter-me à frente, e acho que estou a fazer um bom trabalho que é para continuar”.

Em destaque

Subir