TV

Estas cuecas valem mais de 3000 euros. Eram de Eva Braun, a mulher de Hitler

Umas cuecas lilases foram vendidas em leilão, no Reino Unido, por quase 3300 euros. Foram usadas por Eva Braun, a companheira de Hitler até ao fim.

A casa Philip Serrell (em Malvern, Inglaterra), responsável pelo leilão, acreditava que a peça de roupa, que tinha as iniciais de Eva Braun bordadas, poderia atingir um preço de 400 libras.

Só que o interesse foi tanto que as cuecas foram arrematadas por 2900 libras, quase 3300 euros.

Mas quem é que tem interesse numa roupa íntima que foi usada pela companheira do mais infame ditador da história, com o qual casou horas antes de ambos cometerem suicídio?

“Normalmente são pessoas fascinadas por esse período histórico”, explicou a avalista Sophie Jones.

De acordo com esta especialista, que destacou os certificados de autenticidade que acompanhavam todos os artigos que foram a leilão, há muitos colecionadores privados que se dedicam a procurar artigos dessa época dramática, sendo que as peças relacionadas com figuras históricas são as mais difíceis de encontrar.

E poucas mulheres terão mais peso na história mundial do que Eva Braun. Não pelo que fez em si, mas por ter acompanhado a ascensão de Adolf Hitler.

Quando era uma adolescente de 17 anos, Eva Braun trabalhou como modelo para Heinrich Hoffmann, o fotógrafo pessoal do ditador nazi.

A partir de 1936, a jovem passou a ser uma presença assídua na casa de Hitler em Obersalzberg, de onde acompanhou o desenrolar da II Guerra Mundial.

Com as tropas aliadas a entrarem na Alemanha, Eva Braun mudou-se para Berlim, jurando lealdade a Hitler. Uma promessa que cumpriu da forma mais pessoal possível, casando-se com o ditador… no bunker, pois o exército vermelho já marchava para a capital nazi.

O casamento não durou dois dias: Eva Braun tomou uma cápsula de cianeto e Hitler cometeu suicídio com um tiro na cabeça, para não verem a queda do Terceiro Reich.

No leilão da Philip Serrell foram vendidos outros artigos que pertenceram à eterna companheira do ditador, como um anel em ouro e uma pequena caixa de prata com espelho (ainda com um batom vermelho no interior), que foram adquiridos pelo mesmo colecionador que comprou as cuecas lilases e que se mantém anónimo.

Em destaque

Subir