Insólito

Esta bolacha sobreviveu ao Titanic e atinge 20 mil euros em leilão

Tem 103 anos e não chega a ter nove centímetros de largo, mas ainda é uma bolacha. O achado estava no Titanic, que afundou em 1912, e foi vendido no passado sábado, em leilão, por um valor recorde: o biscoito mais caro do mundo atingiu os 20.850 euros.

Quem licitou o valor recorde optou por ficar no anonimato: só foi revelado que é de nacionalidade grega.

A bolacha mais cara do mundo, depois de ter sido vendida pelo valor recorde de 15.000 libras esterlinas (cerca de 20.850 euros), foi fabricada há pelo menos 103 anos pela empresa Spillers and Bakers.

O biscoito chegou ao leilão de sábado, promovido pela casa londrina Henry Aldridge&Son, como fazendo parte dos mais de 200 lotes relacionados com o Titanic.

Como o paquete “inafundável” afundou em 1912, a referida bolacha tem pelo menos 103 anos de conservação, como explicou a leiloeira.

A licitação começou nos 8000 dólares e terminou nos 23 mil dólares oferecidos pelo anónimo colecionador grego.

O biscoito, da marca ‘Pilot’ e feito por um fabricante de rações para cães (a Spillers and Bakers), fazia parte de um kit de sobrevivência recuperado junto com muitos outros objetos que flutuavam depois do afundamento do Titanic.

O kit onde estava a iguaria farinácea foi recolhido pelo Carpathia, o navio que, à data do acidente, resgatou vários náufragos do paquete, tendo ainda salvo 700 pessoas.

Em destaque

Subir