Nas Notícias

Escolas portuguesas podem candidatar-se para oferecer fruta a alunos carenciados

Inclusão social e reforço alimentar são as metas da ‘Missão 1 Quilo de Ajuda’, uma iniciativa solidária da APCOI que registou 3300 alunos candidatos nos dois anos letivos anteriores.

Neste ano o Natal chegou mais cedo para as crianças que mais precisam: a APCOI – Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil anunciou esta manhã a abertura das candidaturas para o fundo solidário ‘Missão 1 Quilo de Ajuda’ destinado à oferta semanal de cabazes de fruta fresca aos alunos mais carenciados das escolas portuguesas.

As candidaturas estão abertas a partir de hoje e prolongam-se até 2 de fevereiro de 2018.

Podem candidatar-se para receber este apoio ao reforço alimentar dos alunos todas as salas de jardim de infância e turmas de 1º ciclo do ensino básico de estabelecimentos públicos e privados, de qualquer distrito ou região do país, incluindo Madeira e Açores, através do seguinte link.

Recorde-se que 65 por cento das crianças em Portugal, entre os 2 e os 10 anos, não ingere fruta diariamente na quantidade recomendada, segundo os dados nacionais mais recentes.

Este baixo consumo de fruta provoca carências nutricionais e tem efeitos muito negativos para a saúde: diminui os níveis de energia, de concentração, de aprendizagem e das defesas do organismo, tornando as crianças mais sujeitas a doenças.

Mário Silva, presidente e fundador da APCOI, afirmou que “nos dois anos letivos anteriores, através do fundo solidário ‘Missão 1 Quilo de Ajuda’ foi possível apoiar 430 crianças com a oferta de cabazes de fruta todas as semanas.”

As turmas que recebem fruta no âmbito da ‘Missão 1 Quilo de Ajuda’ têm muitos alunos com escalão A e B de Acção Social Escolar.

A fruta oferecida é ‘fresca, da época e adquirida localmente’ e cada aluno recebe pelo menos uma peça para cada dia da semana, clarifica o responsável da APCOI.

Esta missão só termina quando todas as crianças que chegam à escola de barriga vazia e que não trazem lanche por dificuldades financeiras da família possam beneficiar deste apoio.

“Nos últimos anos tivemos mais de 3300 alunos candidatos, mas para fazermos chegar a fruta a todas as crianças que precisam, é necessária a ajuda de todos os portugueses”, acrescenta Mário Silva.

Para que nenhuma criança carenciada fique por ajudar, os portugueses podem juntar-se a esta importante causa e contribuir para melhorar a vida dos alunos em situação de carência alimentar.

Para isso, basta fazer uma chamada para o número 760 45 00 60. O custo da chamada é de 0,60€ (+ IVA) e reverte como donativo para o fundo solidário ‘Missão 1 Quilo de Ajuda’. Por cada chamada está a doar um quilo de fruta.

Em destaque

Subir