Mundo

Erdogan à frente nas presidenciais na Turquia após contagem de um quarto dos votos

O chefe de Estado turco cessante, Recep Tayyip Erdogan, lidera os resultados das eleições presidenciais de hoje na Turquia com 58,5 por cento quando estão contados mais de um quarto dos votos, indicou a agência estatal Anadolu.

Erdogan, que precisa de conseguir mais de 50 por cento dos votos para evitar uma segunda volta, é seguido pelo social-democrata Muharrem Ince, que obteve 27,13 por cento dos votos, segundo a contagem parcial.

Os turcos votaram hoje em eleições antecipadas para escolher o presidente e os deputados, consideradas um dos escrutínios mais disputados desde que Erdogan chegou ao poder, em 2003.

Depois de Erdogan e Ince aparecem a candidata nacionalista Meral Aksener (7,6 por cento), o candidato pró-curdo que está preso Selahattin Demirtas (5,7 por cento), e dois outros candidatos.

A contagem dos votos para os deputados é mais lenta. Segundo a Anadolu, a coligação formada pelo partido de Erdogan, o Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP) e pelo ultranacionalista Partido de Ação Nacionalista (MHP) está à frente com 65 por cento dos votos quando estão contados 10 por cento dos boletins.

A aliança da oposição, constituída pelo pelo Partido Republicano do Povo (CHP, social-democrata), o Iyi Parti (Bom Partido, direita nacionalista) e o Saadet (Partido da Felicidade, islamita conservador), está em segundo lugar com 25,50 por cento dos votos.

Se nenhum dos candidatos à presidência conseguir mais de 50 por cento dos votos a segunda volta realiza-se a 8 de julho.

Em destaque

Subir