Nas Notícias

ERC denuncia Jornal de Notícias por comentários “racistas e xenófobos”

A Entidade Reguladora da Comunicação Social (ERC) vai fazer uma participação contra o Jornal de Notícias, do grupo Global Media, por “comentários de natureza racista e xenófoba” na sua edição ‘online’.

Segundo a deliberação adotada pelo Conselho Regulador da ERC a 25 de outubro, agora conhecida, estão em causa opiniões na secção de comentários do JN sobre as notícias “Feirante atingido a tiro por ter engravidado a nora” e “Tiroteio em Guimarães com um baleado e uma mulher ferida”, respetivamente publicadas a de 31 de julho e 2 de agosto de 2016.

No entender da ERC, existem “indícios de prática de ilícitos penais”, razão pela qual os factos serão comunicados à Procuradoria-Geral da República.

O Jornal de Notícias já fez saber que discorda da decisão da ERC, através de um comunicado enviado à agência Lusa, onde defende que a elaboração de comentários dos leitores “não pode ser imputada diretamente à redação do JN”.

A direção do jornal sublinha que “tem tido bastante preocupação com o tema, não só para evitar abusos, como na sua missão de proteger um espaço que se quer livre”.

O JN reforça também que “procurou sempre, aplicar mecanismos de moderação para diminuir eventuais excessos cometidos, mas sempre com a condicionante do respeito rigoroso pelo direito à liberdade de expressão de toso os seus leitores”.

Em destaque

Subir