Nas Notícias

Era “chique ter conta bancária na Suíça”, justifica amigo de Ricardo Salgado

No interrogatório da Operação Marquês, Henrique Granadeiro – que não escondeu a amizade que tem com Ricardo Salgado – justificou o dinheiro que tinha na Suíça, em instituições bancárias, por ser… “chique”. O ex-líder da PT destacou até que as suas palavras podiam “escandalizar”.

De acordo com revelações feitas pelo jornal Observador, o antigo presidente da comissão executiva e do conselho de administração da PT salientou também que José Sócrates “queria mesmo que a PT comprasse a TVI” e terá valido Granadeiro, que diz ter sido a “pílula do dia seguinte” do negócio.

“Sempre vivi do meu dinheiro e só tenho o dinheiro que ganhei”, repetiu Henrique Granadeiro durante o interrogatório das entidades de justiça.

Sobre uma transferência de dinheiro para uma conta sua na Suíça feita alegadamente por Ricardo Salgado, e pelo simples facto de não ter sida feita a transferência para uma conta de Granadeiro num banco português, o ex-líder da PT teve uma justificação curiosa.

“Sabe que, isto… o senhor [inspetor tributário] é muito novo, e eu posso escandalizar com isso, mas naquela altura era, era, era chique ter uma conta na Suíça. (…) Mas de qualquer modo achei que esse pagamento, dos seis milhões, que foi generoso…”.

“Eu sou amigo do doutor Ricardo Salgado, mesmo apesar de agora, de… de ele estar ‘leproso’ e porventura eu hoje também vou passar a ser ‘leproso’, mas a… eu não o renego… porque eu acho que ele foi uma vítima da, de uma…”, disse Henrique Granadeiro perante o procurador Rosário Teixeira e o inspetor tributário Paulo Silva sobre a relação com Ricardo Salgado.

Henrique Granadeiro responde na justiça pela acusação do Ministério Público de ter cometido alegadamente oito crimes.

O ex-líder da PT é acusado de um crime de corrupção passiva, dois de branqueamento de capitais, um de peculato, um de abuso de confiança e três de fraude fiscal qualificada.

Em destaque

Subir