Cultura

Em entrevista à RTP, José Pedro Gomes revela que teve gripe das aves

De regresso aos palcos, José Pedro Gomes concedeu uma entrevista à RTP, onde revelou qual foi a doença que quase lhe tirou a vida: a H1N1. O ator está de regresso aos palcos com a peça ‘Filho da Treta’. Veja o vídeo.

José Pedro Gomes fez uma revelação, na Grande Entrevista, programa da estação pública: o ator contraiu uma pneumonia H1N1.

“Tive gripe das aves. Nós pensamos que só acontece lá fora”, começou por dizer.

O jornalista Vítor Gonçalves fica surpreendido e porque está perante uma pessoa que leva a vida a rir e que fala com ironia, sentiu necessidade de perguntar: “Está a falar a sério?”.

A resposta foi positiva. Estava a falar a sério e teve mesmo gripe das aves.

“Descobri com um acidente na autoestrada para Cascais. Adormeci. Adormeci uma vez. Fui acordado, na berma. Estou perto de casa e vou até casa. E tive um acidente”, conta.

Corria o dia 27 de janeiro. “E não me lembro de mais nada… Andava muito preocupado com o aniversário da minha mulher, que é a 2 de fevereiro, e a 2 de fevereiro perguntei: ‘o que vamos fazer para os teus anos?’. E ela diz-me: isso já passou! E fevereiro?! O que me chateou foi ter faltado aos anos da minha mulher”, contou, misturando a realidade com o bom humor.

Esteve 42 dias em coma, com órgãos em falência. A recuperação deu-se. “O meu coração é um bom coração, resistente e foi isso que me permitiu passar por essas coisas todas. E o grande engenho e arte da equipa de cuidados intensivos do Hospital de Cascais. Lá, fui bem atendido. Estou vivo graças a eles”, afirmou.

A memória que tem do dia em que acorda “não é verdadeira”. Outras pessoas descrevem um cenário diferente. A mulher diz que precisou de uma semana a sair do coma. José Pedro Gomes tem mais dificuldade em fazer uma cadeia de eventos fidedigna.

Perdeu 17 quilos de massa muscular. Recuperou de dificuldades extremas em exercícios simples como escrever uma palavra.

“A H1N1 é uma pneumonia gravíssima. E eu adormeci no carro porque já não oxigenava o cérebro. Tinha órgãos em falência”.

Não se recorda de tudo, mas garante que não enfrentou experiências de quase morte, relatadas por pessoas que enfrentaram problemas de saúde graves.

“Não vi a luz… Nunca vi. E já é a terceira vez em que estou em situação de ver uma luz qualquer. O que vi foi uns corpos pretos em cima de mim e eu a tentar chegar à minha mulher”.

Os três episódios de quase morte que lembra são o aneurisma, uma hemorragia grave e a gripe das aves. O ‘confronto com a morte’ ainda não chegou. “É a chamada sapiência”, brinca.

Entretanto, garante que a recuperação é total. E o regresso aos palcos é o sinal mais evidente dessa verdade. A peça ‘Filho da Treta’, que surge na sequela ‘Conversa da Treta’, que José Pedro Gomes e António Feio eternizaram.

Em destaque

Subir