PT Animal

Entregue medalha à cadela que ficou sem pata numa missão militar

Em Londres, a cadela Lucca, que conta 12 anos, recebeu uma medalha, nesta terça-feira, que distingue a sua coragem, numa missão no Afeganistão, onde perdera uma pata. Lucca passou a ser o 67.º animal condecorado com a PDSA Dickin.

Treinada para missões militares, Lucca participou numa ação no Afeganistão, onde perdeu uma pata, que a obrigou a ‘reformar-se’ antes do previsto.

Esta pastora alemã atuava no corpo norte-americano de fuzileiros navais, sendo que foi chamada a mais de quatro centenas de missões, quer no Afeganistão, onde ficou gravemente ferida, quer no Iraque. No total, Lucca foi chamada a intervir em mais de 400 missões, ao longo de seis anos de ‘carreira militar’.

A cadela foi chamada a detetar bombas através do faro, o que quase lhe custou a vida, em 2012, quando um engenho foi detonado, deixou-a sem uma pata e com graves ferimentos em todo o corpo. Tinha encontrado uma bomba de 13 quilogramas, mas a procura de novos engenhos procurou o acidente.

Numa cerimónia que decorreu em Londres, recebeu a PDSA Dickin, a mais alta condecoração feita a um animal, como homenagem à postura corajosa desta veterana.

A PDSA Dickin Medal – a mais alta distinção entregue a um animal que atue no meio militar – foi entregue nesta terça-feira, com Lucca a ser homenageada, pelas vidas de soldados que o seu faro treinado salvou.

Conheça Lucca.

Em destaque

Subir