Ciência

Vamos entrar no Outono: Equinócio ocorre às 15h21

Nesta quinta-feira, o Equinócio de Outono é assinalado com um google doodle, no início da estação: às 15h21, em Portugal Continental, regista-se a hora do equinócio. É o começo do outono, num dia sem chuvas, com muito sol e com temperaturas de verão.

Hoje mudamos de estação e entramos no outono, a partir das 15h21, adianta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera. O tempo não condiz com a estação e as temperaturas máximas atingem os 28 graus, valores a fazer lembrar o verão.

E a Google cumpre a tradição: assinala a mudança de estação com um doodle, na página principal do motor de busca.

O Equinócio de Outono é assinalado com um google doodle, que representa a entrada da nova estação, que perdura até ao dia 21 de dezembro de 2016, data do Solstício de Inverno.

A palavra “equinócio” provém do Latim, juntando as palavras “aequus”, que quer dizer “igual”, e “nox”, que significa “noite”. Pode traduzir-se como “noites iguais”, numa alusão ao facto de o dia e a noite durarem exatamente o mesmo período de tempo.

Na astronomia, este fenómeno resume-se ao instante em que o Sol, na sua órbita aparente (vista da Terra), atravessa a linha do equador terrestre.

No primeiro dia de outono, e de acordo com a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, o céu estará pouco nublado e o vento vai soprar fraco, com temperaturas que rondam os 28 graus – valor bem mais alto do que os amenos 20 graus de 2015.

Os equinócios ocorrem nos meses de setembro e de março e definem mudanças de estação. Em setembro, dá-se o Equinócio de Outono, que marca o começo do outono no hemisfério norte e a primavera no hemisfério sul.

No mês de março, verifica-se o inverso: o equinócio marca o início da primavera, no hemisfério norte, e do outono, no hemisfério sul.

Em causa está o alinhamento da Terra em relação ao Sol. E o começo do outono difere todos os anos porque o Planeta Azul não é um círculo perfeito, o que impede um movimento de rotação sempre igual.

Todos esses fatores levam a ajustamentos no eixo de rotação do planeta, que se reflete na hora de início de todas as estações. Com o outono, os dias vão passar gradualmente a ser mais curtos, fenómeno que terminará com o Equinócio da Primavera.

Em destaque

Subir