Nas Notícias

“Enfermeiros sem tempo para comer ou ir à casa de banho”, denuncia bastonária

A bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco, tece duras críticas ao ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, classificando a sua atuação de “péssima”. Em entrevista à Lusa, revela que os enfermeiros “são ainda muito castigados com o excesso de trabalho”, mas “perderam o medo”.

Numa entrevista à agência Lusa, Ana Rita Cavaco denuncia a falta de condições dos enfermeiros, no exercício das suas funções, o que os coloca mais expostos ao erro.

“É desumano trabalharem muitas vezes sem tempo para comer ou ir à casa de banho”, lamenta, denunciando o facto de serem “muito castigados com excesso de trabalho”, mas avisando que estes profissionais terem hoje “menos medo”.

“Só em 2016 o país pediu-lhes para fazerem mais de dois milhões de horas a mais, que até agora não lhes pagou”, acusa, apontando uma necessidade de contratar 30 mil enfermeiros para o Serviço Nacional de Saúde.

“Os enfermeiros estão mal pagos, não são suficientes para garantir a segurança e a qualidade dos cuidados e estão extremamente zangados com os sucessivos governos que os elegem como pilar do sistema de saúde mas os maltratam em tudo”, acusa.

A bastonária fala em casos de enfermeiros que têm turnos de 40 e 60 horas.

“Não estamos a prestar cuidados de enfermagem seguros e de qualidade em Portugal porque não temos o número suficiente de enfermeiros para o fazer”, diz, nesta entrevista à Lusa.

“Dizer ao país que estamos a abrir unidades de cuidados continuados e paliativos onde existe um enfermeiro para dois pisos, cada um com 30 ou 40 camas, não é só enganar as pessoas, é criminoso”, realça

O ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, é criticado por Ana Rita Cavaco, que considera que a atuação do titular da pasta como “péssima”.

“Não resolveu um único problema estrutural do SNS e, quando se viu confrontado com denúncias como as que assistimos no final deste ano no hospital de Faro, preferiu esconder-se e provocar os enfermeiros, dizendo-lhes que dessem a cara”

“Os enfermeiros dão a cara todos os dias nos serviços de saúde e este ministro esconde-se e esconde os problemas que queremos resolver”.

Adalberto Campos Fernandes “é incapaz de cumprir um compromisso” e “não cumpriu nenhum nos últimos dois anos”.

“Nunca fez parte da solução, mas sim do problema; prefere maquilhar os problemas a enfrentá-los e a resolver. Prefere ameaçar e perseguir, como no caso das faltas aos enfermeiros durante uma greve legalmente convocada pelos sindicatos”, conclui.

Em destaque

Subir