Nas Notícias

Enfermeiros devem denunciar situações que atentem contra a dignididade humana, apela Ordem

A Ordem dos Enfermeiros (OE) apelou esta segunda-feira aos profissionais de todo o país que denunciem situações que ponham “em causa a dignidade humana”, como exemplo “dos colegas de Faro”.

Os enfermeiros da Urgência do Hospital de Faro denunciaram, no passado sábado, a incapacidade do serviço que está a por em causa a segurança dos utentes do dos profissionais, através de um comunicado que continha também imagens de doentes em macas, que atestam a sobrelotação do serviço.

“A OE está em condições de confirmar a autenticidade das fotografias divulgadas pelos enfermeiros do Algarve, pois, desde o final de dezembro, que o presidente da secção regional Sul tem marcado presença, regularmente, naquele hospital, onde pôde assistir ao mesmo cenário”, lê-se no comunicado.

Durante o fim de semana, a administração do Centro Hospitalar do Algarve (CHUA) contou à agência Lusa que nenhum elemento da equipa de enfermeiros que fez a denúncia “contactou, através da sua chefia os atuais membros do conselho de Administração, no sentido de expor as situações referidas”.

A Ordem dos enfermeiros não se revê na posição da administração do CHUA, que afirma que aquelas fotografias são de outra altura do ano. Mesmo que assim fosse, explica a Ordem, essas “não são condições dignas de um hospital do Serviço Nacional de Saúde (SNS) seja em que altura do ano for”.

Nesse sentido, a OE pede que o ministra da Saúde “assuma as responsabilidades” e clarifique “o envio de doentes para o privado em situações de pico de atendimentos, ao invés de investir no Serviço Nacional de Saúde (SNS)”.

“A agora anunciada contratação de enfermeiros só terá efeitos em março, pelo que não fará frente ao pico gripal, apesar dos sucessivos alertas da Ordem desde outubro”, acrescentam.

Se foi possível chegar a um acordo para a Lei do Financiamento dos partidos, lembra a bastonária, também se consegue fazer “um pacto de regime no que respeita ao SNS, tal como a OE já pediu,várias vezes, a todos os partidos representados no AR”.

Em destaque

Subir