Economia

Energia: Portugueses gastam mais com o carro do que na casa

peugeot_ionAs famílias portuguesas gastam mais com o carro do que com a casa, no que diz respeito a consumos energéticos, indica uma pesquisa da ADENE – Agência para a Energia. O automóvel absorve cerca de 1000 euros anuais, enquanto as despesas com as restantes fontes energéticas domésticas não ultrapassam os 840 euros.

Estudo sobre gastos das famílias portuguesas indica que, em média, cada uma gasta 1843, sendo que metade deste valor é absorvido pelos automóveis. A ADENE – Agência para a Energia destaca que metade deste valor destina-se ao uso do automóvel.

Este trabalho analisou dados sobre o consumo energético doméstico das famílias, com os transportes incluídos. Verifica-se que, pela primeira vez, há um gasto superior com o carro, em comparação com os restantes equipamentos da casa.

O aumento significativo das despesas com o automóvel estão relacionados com o preço do combustível, que aumentou mais do que as restantes fontes de energia. “O transporte individual é responsável por mais de metade do consumo energético (50,6 por cento) e da despesa total com energia (54,4) nos alojamentos”, pode ler-se, nesse estudo, realizado entre 2009 e 2010.

Agência para a Energia contou com os apoios da Direção-Geral de Energia e Geologia e o Instituto Nacional de Estatística, para realizar esta investigação, financiada pela Comissão Europeia.

Mais partilhadas da semana

Subir