Nas Notícias

Encontrados destroços de submarino alemão da II Guerra Mundial no mar dos Açores

A 2 de fevereiro de 1942 a tripulação do submarino alemão ‘U-581’ afundou o submersível junto à ilha do Pico, depois de ter sido perseguido e atacado pelo navio inglês ‘HMS Westcott’.

Os destroços do submarino alemão ‘U-581’, utilizado durante a II Guerra Mundial, foram encontrados a 900 metros de profundidade no mar dos Açores. A equipa de investigadores da Fundação Rebikoff-Niggeler anunciou a descoberta nesta quarta-feira.

“A descoberta foi feita no dia 13 de setembro de 2016. O naufrágio do submarino encontra-se a sul da ilha do Pico, nos Açores”, declarou Kirsten Jakobsen em declarações à agência Lusa.

Juntamente com o marido, Joachim Jakobsen, encontraram os destroços do submarino, que entretanto ficaram transformados “num autêntico recife de coral de águas frias”.

Kristen é alemã, mas reside há 17 anos na ilha do Faial. A investigadora revelou que o submarino alemão ‘U-581’ foi afundado a 2 de fevereiro de 1942 pela própria tripulação ao largo da ilha do Pico, uma vez que tinha sido perseguido e atacado pelo navio inglês ‘HMS Westcott’.

“O naufrágio transformou-se num autêntico recife de coral de águas frias. Está a 870 metros de profundidade e é uma oportunidade [para estudo científico] grande, porque foi colonizada por corais, sobretudo esponjas”, explicou Kristen, acrescentando que “estamos perante ecossistemas vulneráveis, dos quais se sabe ainda muito pouco sobre as taxas de crescimento”.

A Fundação Rebikoff-Niggeler explica, em comunicado, que Kirsten e Joachim Jakobsen localizaram a posição dos destroços do submarino utilizando o submersível tripulado ‘LULA1000’ e que a pesquisa decorreu com “a devida autorização da Direção Regional da Cultura do Governo Regional dos Açores”.

Esta fundação é uma instituição de utilidade pública, que tem a sua sede na ilha do Faial. É a dona do único submersível tripulado de investigação que existe em Portugal, o ‘LULA1000’, com capacidade para mergulhar até 1000 metros de profundidade, podendo levar até três pessoas.

Este aparelho é utilizado em projetos de investigação científica e mapeamento de habitats do mar profundo. Também tem sido utilizado para realizar filmagens para documentários, em canais como a BBC ou a National Geographic.

Em destaque

Subir