Mundo

Eu empresto-te a minha muleta e assim também vês o jogo

Uma fotografia de um menino que tem uma perna amputada está a comover a Argentina. A criança emprestou uma das suas muletas a um amigo, para que este ganhasse altura e pudesse ver um jogo de futebol.

O jogo entre o Racing Club e o Temperley até era do principal escalão, mas esta história tem mais de companheirismo do que de futebol. A fotografia – que mostra dois meninos pendurados em duas muletas – mostra um ato de generosidade e ganhou dimensão mundial.

Santiago Fretes tem 10 anos e por culpa de uma malformação genética teve de amputar uma perna. Usa muletas. Mas não o faz apenas para caminhar. Fá-lo para jogar futebol (sim, e com mestria) e para ajudar os amigos.

Nesta imagem, a muleta serve para ajudar o amigo a ganhar altura, para que pudesse ver o jogo de futebol, o desporto mais do que rei, na terra de deuses da bola.

Recorda-se de Diego Milito, um jogador que brilhou na seleção argentina e no Inter de Milão? Pois bem. Naquela partida entre Racing Club e Temperley, disputada no passado sábado, Milito despedia-se dos relvados.

O pequeno Santiago Fretes não poderia perder o evento. E o seu amigo também não o perdeu, porque aquela muleta ajuda a derrubar barreiras, mesmo para quem julga que não as tem. O murro de metro e meio tornou-se, assim, pequeno demais para estas duas crianças.

“Eu empresto-te a minha muleta e assim também vês o jogo”. Eis a legenda da foto, tirada pela mãe de Santiago.

“Eu estava a ver o Milito a dar uma volta ao campo, mas o meu amigo estava a saltar para conseguir olhar por cima do muro. Emprestei-lhe uma das minhas muletas para ele subir, é o que faço sempre para conseguir ver os jogos”, conta Santiago ao jornal El Argentino Zona Norte.

Milito é o jogador preferido de Santiago. Mas, como se escreveu atrás, esta história tem muito mais do que futebol.

Veja o tweet onde a imagem foi publicada.

Em destaque

Subir