Tecnologia

Empresas que substituem humanos por robôs devem pagar mais impostos

Bill Gates, fundador da Microsoft, defende que as empresas que substituam humanos por robôs tenham de pagar mais impostos como forma de compensação pela destruição de postos de trabalho.

Numa entrevista concedida ao Quartz, o fundador da Microsoft afirmou que as empresas deveriam pagar uma compensação fiscal pelos postos de trabalho que são eliminados e substituídos por robôs.

“Você simplesmente não pode desistir deste imposto”, afirmou Bill Gates à Quartz, explicando que as empresas não podem ficar com todos os lucros gerados por trabalho automatizado sem pagar nada por isso.

Numa alusão ao futuro próximo, Bill Gates enumera algumas áreas onde a utilização de robôs será uma realidade e que será necessário fazer face à mão de obra humana que se vai perder.

Áreas como a condução, armazéns ou limpezas serão substituídas por robôs nos próximos 20 anos, afirmou Bill Gates, indicando o caminho a seguir para que essa substituição seja pacífica e não seja vista como uma mudança negativa.

“É muito mau que, no geral, as pessoas tenham mais receio do que entusiasmo em relação à inovação, disse Bill Gates.

Para o fundador da Microsoft, os governantes terão um papel muito importante nesta transição, investindo mais na formação das pessoas, quer para manter algumas dessas pessoas nas áreas a inovar, ou, simplesmente, para canalizar essas pessoas para áreas onde o uso da robótica é menos provável.

Entre essas áreas estão a educação, apoio a crianças com necessidades especiais e auxilio a idosos. Também os trabalhadores de postos de trabalho eliminados devem ser requalificados e empregues em profissões que ajudem os mais desfavorecidos, na ótica de Bill Gates.

Em destaque

Subir