Economia

Empresário português envolvido no escândalo brasileiro Lava Jato

Um empresário português terá sido um dos pivôs para a movimentação de subornos da Petrobras, a gigante petrolífera brasileira que está no meio do escândalo de corrupção ‘Lava Jato’. Envolvimento do português é conhecido após a detenção de um ex-gestor da Petrobras e de um antigo banqueiro.

O jornal Sol revelava, em novembro de 2016, que Idalécio Oliveira, dono da Companie Beninoise des Hydrocarbures SARL (CBH), estaria envolvido num processo de lavagem de dinheiro, que ficou conhecido como ‘Panama Papers’.

Idalécio Oliveira é suspeito de ter movimentado, através da CBH, os mais de dez milhões de euros que o Ministério Público brasileiro acusa a Petrobras de ter gasto em subornos.

Desses mais de dez milhões, 5,5 milhões foram parar aos bolsos de Pedro Augusto Bastos, ex-gestor da Petrobras para a área internacional, e um antigo banqueiro, cujo nome não foi revelado oficialmente.

O ex-gestor e o ex-banqueiro foram hoje detidos por suspeita da prática de crimes de “corrupção, lavagem de dinheiro, e evasão de divisas”, de acordo com informação avançada pelo Ministério Público.

O pagamento das ‘luvas’ terá ocorrido em consequência da venda à Petrobras, pela CBH, de um campo seco de petróleo em Benin (África).

Ainda de acordo com o comunicado do Ministério Público, esta investigação está em curso desde agosto de 2015.

Em destaque

Subir