Economia

Empresa vende dívida a mil anos… e não falta quem queira comprar

A Orsted lançou uma inusitada operação de financiamento, vendendo dívida que promete pagar em… 3017. Os títulos da dívida somavam 500 milhões de euros, mas a procura superou os 2500 milhões.

Neste tipo de produtos financeiros, o investigador vai recebendo alguns juros durante a vigência do empréstimo, mas a quase totalidade do dinheiro só fica verdadeiramente disponível no prazo de maturidade.

Isto significa que quem comprar esta dívida da Orsted, uma empresa dinamarquesa da área da energia, só verá o dinheiro daqui a mil anos.

Há, porém, duas explicações para que a procura seja cinco vezes superior à oferta: os altos impostos que a Dinamarca aplica às emissões de dívida em perpetuidade (sendo preferível meter como maturidade o ano de 3017) e o agendamento do primeiro pagamento para 24 de novembro de 2024.

Muitos investidores acreditam que a Orsted, que lançou esta operação para financiar a produção de energia renovável (até porque vendeu a divisão de petróleo e gás natural no Mar do Norte), irá antecipar o pagamento da dívida em 2024.

Se tal acontecer, esta operação a mil anos é encurtada para um empréstimo a sete anos, mas com a carga fiscal de uma maturidade longa.

Em destaque

Subir