Motores

Elisabete Jacinto vence etapa

Elisabete Jacinto e a equipa Bio-Ritmo entraram em grande no Morocco Desert Challenge, ao vencerem a primeira etapa da prova entre os camiões. Um primeiro dia cheio de desafios para a piloto portuguesa e os seus companheiros de equipa numa tirada entre Agadir e Icht, que foi particularmente dura.

Os 387 quilómetros cronometrados que compunham esta especial foram feitos em solos irregulares, com muita pedra e pistas estreitas que dificultaram a progressão das equipas no terreno.

Elisabete e os seus companheiros da equipa Bio-Ritmo conseguiu impor-se por uma vantagem de oito minutos para o segundo classificado da categoria o holandês Paul Verheyden, aos comandos de um DAF, gastou 7h42m05s para executar a especial.

“Foi um dia realmente difícil. O piso era muito duro e estava repleto de pedras bicudas que degradaram muito os nossos pneus. Tentámos andar depressa, mas era complicado progredir neste piso. A navegação foi deveras complexa e exigiu muita concentração da parte do nosso navegador José Marques”, salientou a piloto do Montijo no final do dia.

“Mas, como sempre, ele fez um trabalho exemplar e conseguimos andar sempre no caminho certo. Para além das dificuldades inerentes ao percurso tivemos que parar três vezes para mudar os pneus que, devido ao mau piso, acabaram por furar fazendo-nos perder algum tempo. A somar a tudo isto estava um calor abrasador. O nosso termómetro chegou a marcar os 41 graus. Mas, estamos satisfeitos com o resultado acima de tudo porque demos o nosso melhor”, referiu ainda Elisabete Jacinto.

A segunda etapa deste Morocco Desert Chalenge realiza-se amanhã entre Icht e Foum Zguid. A especial será composta por 359 quilómetros cronometrados cumpridos quase sempre em zonas com pistas bastante rápidas. Mas, no final da etapa os concorrentes terão que atravessar um oued bastante arenoso e será necessário ter atenção redobrada para não ficar preso na areia mole.

Em destaque

Subir