Motores

Elisabete Jacinto continua em terceiro nos camiões em Marrocos

Elisabete Jacinto mantém a terceira posição da classificação dos camiões, disputada que foi a quinta etapa do Morocco Desert Challenge. A equipa Bio-Ritmo conta agora com uma vantagem de cerca de 1h30m para o belga Igor Bouwens, que ocupa o quarto posto da geral da classe T4, numa fase em que falta apenas cumprir duas etapas desta grande maratona africana.

A piloto portuguesa do MAN TGS e os seus companheiros de equipa, José Marques e Marco Cochinho, ficam assim mais perto de cumprir com os objectivos traçados no início desta corrida.

Na tirada que se cumpriu esta sexta-feira em torno de Merzouga, Elisabete Jacinto gastou apenas mais nove minutos que o terceiro classificado da categoria camião. A piloto do Montijo terminou o sector selectivo de 213 quilómetros cronometrados no quinto posto da sua classe.

A especial foi mais curta que o previsto porque uma forte tempestade de areia, que assolou a região de Erfoud, impediu os pilotos de partirem logo pela manhã. Assim, a organização da prova optou por anular os primeiros 30 quilómetros que seriam feitos no Erg Chebbi. Apesar das dificuldades, inerentes ao percurso e às condições climatéricas em que se realizou o setor seletivo, a equipa Bio-Ritmo completou a etapa sem nenhum problema.

”Houve uma tempestade de areia durante toda a noite e à hora de partirmos para a especial a tempestade estava tão forte que não havia condições para começar a corrida. Assim, a organização adiou as partidas e a primeira mota só saiu pelo meio-dia. Por este motivo a etapa acabou por ser um pouco mais curta, ou seja, a organização decidiu anular a parte inicial da especial e acabámos por não fazer a travessia do Erg Chebbi”, contou Elisabete Jacinto.

“Ainda assim fizemos as dunas do Ouzina e fizemos algumas do Chebbi antes de chegarmos ao acampamento. Foi uma etapa muito bonita, difícil e sinuosa. Apesar dos contratempos correu tudo bem sem nenhum problema a assinalar”, acrescentou a piloto portuguesa.

Este sábado cumpre-se amanhã a sexta e penúltima etapa do rali Morocco Desert Challenge. Esta especial, que vai ligar Merzouga a Tendrara, será a mais longa de toda esta grande maratona africana. Serão cumpridos 405 quilómetros cronometrados que vão variar entre pistas rápidas, planícies e trilhos de pedras ponteados por valas e buracos fundos.

Em destaque

Subir