Motores

Elfyn Evans domina primeira etapa do Rali da Argentina

Elfyn Evans dominou a primeira etapa do Rali da Argentina, prova do campeonato do mundo da especialidade que se está a disputar fim de semana naquele país da América do Sul. O galês da M-Sport tirou bom partido dos pneus Dmack do seu Ford Fiesta RS WRC para levar vantagem sobre a concorrência.

Evans terminou o dia de sexta-feira com mais de 55 segundos de vantagem sobre Mads Ostberg, tendo ganho seis das oito classificativas disputadas

Embora não conseguindo acompanhar o andamento de Evans em grande parte da etapa, Mads Ostberg foi, entre os rivais do galês, aquele que menos erros cometeu, o que acabou por justificar a segunda posição do norueguês da Onebet.

Apesar de ter partido um amortecedor do seu Hyundai i20 Coupé WRC na terceira classificativa, Thierry Neuville conseguiu recuperar bastante terreno na parte da tarde, acabando o dia a vencer uma especial, na terceira posição e como melhor piloto da marca coreana, ainda que a mais de um minuto do líder.

Sebastien Ogier pode ter sido o mais rápido na super especial de quinta-feira, mas o primeiro dia completo de Rali da Argentina não foi fácil, sobretudo devido à dureza dos troços, e se no segundo troço da manhã ainda pôde culpar uma nota de navegação, depois foi perdendo paulatinamente terreno, acabando por beneficiar de problemas alheios para concluir a tirada na quarta posição.

Ott Tanak chegou a estar à frente do campeão do mundo, mas uma toada cautelosa demais levou a perder muito tempo e concluir o dia no quinto posto. Ainda assim o estoniano da M-Sport teve mais sorte do que Jari-Matti Latvala.

O finlandês da Toyota ocupava a segunda posição no final da manhã, mas acabaria por ter um problema de sobreaquecimento no motor do seu Yaris WRC no sexto troço, perdendo mais de 23 segundos. Na penúltima especial do dia um furo atirou-o para a sexta posição.

A prova ficaria ainda marcada pela saída de estrada de Kris Meeke, que na terceira especial perdeu o controlo do seu Citroën C3 WRC. Num salto o britânico deixou fugir o carro, que acabou por capotar e ficar muito mal tratado.

Meeke conseguiu manter-se em prova e chegar à assistência, que reparou o que conseguiu no carro francês, mas o tempo perdido – três minutos – afastou definitivamente de qualquer bom resultado no rali argentino e pontuar será já um feito, já que ‘caiu’ para fora do top dez.

Classificação após a 9ª PE

1º Elfyn Evans/Daniel Barritt (Ford) 1h24m55,4s
2º Mads Ostberg/Ola Floene (Ford) + 55,7s
3º Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai) + 1m00,7s
4º Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Ford) + 1m06,7s
5º Ott Tanak/Martin Jarveoja (Ford) + 1m11,3s
6º Jari-Matti Latvala/Mikka Anttila (Toyota) + 1m29,9s
7º Hayden Paddon/John Kennard (Hyundai) + 3m41,8s
8º Lorenzo Bertelli/Simone Scattolin (Ford) + 4m16,8s
9º Juho Hanninen/Kaj Lindstrom (Toyota) + 4m48,6s
10º Pontus Tidemand/Jonas Andersson (Skoda) + 6m32,3s

Em destaque

Subir