Tecnologia

eFast Browser faz-se passar por Google Chrome e engana utilizadores

google_chrome_gestao_memoria

Chama-se eFast Browser e é um novo malware que imita quase na perfeição o aspeto do Chrome, o browser da Google.

Este novo malware tem a particularidade de chegar ao utilizador através de fontes ‘confiáveis’, normalmente presente em programas ou extensões, levando o utilizador a crer na confiança deste vírus disfarçado de Google Chrome.

Depois e instalado, o eFast Browser toma conta de todas as extensões relacionadas à navegação, substituindo ficheiros originais do utilizador (como atalhos no ambiente de trabalho) por ficheiros contendo o malware.

Perante isto, o eFast Browser saca o máximo de informação possível do utilizador, como dados bancários, contas em sites, etc…

A melhor forma de se manter segura, é estar sempre alerta na hora de instalar um qualquer programa ou extensão. Verificar todos os ‘extras’ que chegam com o programa e ter a certeza de que só instala o software que pediu, desmarcando todas as caixas para o efeito.

O facto do software Google ser de código aberto (open source) proporciona uma maior abertura à propagação de malware. Apesar de a Google se empenhar constantemente na melhoria das suas ferramentas, cabe também ao utilizador zelar pela proteção dos seus dados, estando mais atento ao software que instala no computador.

 

Em destaque

Subir