Tecnologia

A EDP oferece uma tomada inteligente a quem quiser poupar na conta da luz

edp-tomada-inteligenteA EDP volta a promover o programa ‘Tomada inteligente’, no âmbito da promoção da eficiência do consumo de energia, que ajuda a reduzir a conta da eletricidade.

Segundo as contas avançadas pela própria empresa, o consumidor pode poupar entre 34 a 44 euros por ano ao colocar os desligar os aparelhos ‘secundários’ quando o ‘principal’ entra no modo stand-by.

Essa poupança anual de 44 euros é exemplificada com um sistema de cinco unidades ligadas à corrente elétrica, tendo um computador na entrada principal.

Sempre que o computador entra em ‘stand-by’, a corrente é cortada para os quatros aparelhos ‘secundários’ – neste exemplo, monitor, colunas de som, modem e impressora multifunções –, evitando assim que estes consumam enquanto estão em ‘stand-by’.

Como a primeira unidade (o computador) não está a consumir, a tomada ‘compreende’ que as unidades seguintes não necessitam de corrente.

Depois de ter oferecido 90 mil tomadas inteligentes no ano passado, a EDP vai relançar o mesmo programa, no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Elétrica.

A oferta destina-se a todos os consumidores domésticos de energia elétrica, mesmo que não sejam clientes da EDP, e tem como limite uma tomada inteligente por residência.

Para aderir ao programa ‘Tomada inteligente’ tem de preencher um pedido online, disponível aqui.

Em destaque

Subir