Tecnologia

E se o ecrã do seu smartphone se regenerasse após uma queda?

Os smartphones têm passado por uma constante evolução, quer ao nível da estética, quer ao nível das funcionalidades. No entanto, um dos pontos fracos destes equipamentos é a sua resistência.

A resistência dos smartphones, e principalmente dos ecrãs, é um dos calcanhares de Aquiles dos smartphones. Mesmo com o investimento em matérias mais resistentes, como o vidro Gorilla Glass, da Corning, uma pequena queda pode ser fatal para estes equipamentos.

A pensar nisso, uma equipa de investigadores da Universidade da Califórnia está a testar um tipo de matéria que é capaz de se regenerar em 24 horas, eliminado arranhões e vestígios de quedas.

A ideia passa pela introdução de uma matéria elástica nos ecrãs, forçando a que a mesma volte à sua forma natural após uma deformação.

Um dos investigadores e responsável por esta pesquisa, Chao Wang, mostrou que este tipo de matéria pode esticar ate 50 vezes o seu tamanho original.

Esta matéria é composta por um “polímetro elástico” e sal iónico, o que faz com que as moléculas se unam, ainda que lentamente, após um vestígio de deformação, que no casa seriam quedas ou arranhões.

No vídeo que se segue é explicado o conceito desta matéria e como a mesma pode vir a equipar os dispositivos móveis do futuro.

Por agora, isto não passa de uma investigação, estando tudo numa fase de ensaios e possibilidades. Apesar disso, prevê-se que este material possa equipar dispositivos móveis daqui a uns 3 anos.

Em destaque

Subir