Economia

Eclipse custou cerca de 700 milhões à economia norte-americana

Em dia de raro fenómeno nos EUA, as empresas concederam 20 minutos aos funcionários, para que estes pudessem assistir ao eclipse. Contas feitas, a economia norte-americana perdeu cerca de 700 milhões de dólares.

Um eclipse total é um fenómeno raro e há quase décadas não era visível em solo norte-americano. Nesse sentido, a presença da Lua entre a Terra e o Sol provocou entusiasmo nos norte-americanos, região do globo onde a noite chegou durante o dia.

Este dia 21 de agosto foi, por isso, especial. Os olhos desviaram-se para os céus, o que teve um preço, pela ausência de produtividade.

Estima-se que a economia tenha perdido cerca de 700 milhões de dólares, quase 600 milhões de euros, segundo números da prestigiada empresa Challenger, Gray & Christmas, citados pela Time.

A maioria das empresas concedeu um tempo de paragem aos funcionários, para que estes pudessem testemunhar o eclipse.

Porém, nem tudo são más notícias. As empresas poderão recuperar uma parte destas perdas com a satisfação dos seus profissionais, provocada, também pela paragem para ver o eclipse.

“Tendo em consideração que o evento pode afetar a moral dos funcionários, as empresas podem transformar essa perda monetária em potencial ganho, no que diz respeito aos níveis de satisfação dos funcionários”, salienta Andrew Challenger, vice-presidente daquela empresa.

“Uma perda de produtividade não significa, necessariamente, que não há nada de positivo a retirar deste eclipse”.

Veja um timelapse do fenómeno:

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=2652A6BAM84W

Em destaque

Subir