Nas Notícias

É tempo de chuva, vento e até neve: Vem aí o frio

chuva v2

O fim de semana vai ser frio, avisa o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). As temperaturas devem descer entre seis a nove graus. A passagem de uma superfície frontal vai trazer chuva e aguaceiros e vento por vezes forte, sendo provável que caia neve nas zonas altas.

A culpa para esta mudança no tempo foi identificada pelo IPMA, em comunicado: “Vai ocorrer devido à aproximação e passagem de uma superfície frontal fria”.

Já este sábado, a precipitação deve regressar a todo o território de Portugal continental, assim como a descida de temperatura.

Os períodos de chuva devem depois passar gradualmente a aguaceiros fracos e pouco frequentes.

A previsão aponta ainda para a queda de neve nas terras acima dos 1200 a 1400 metros, diminuindo a cota para os 800 a 1000 metros.

O vento deve soprar moderado a forte do quadrante norte, no litoral oeste com rajadas até 65 quilómetros por hora e nas terras altas com rajadas até 85 km/h.

No domingo, ainda segundo o IPMA, devem registar-se períodos de chuva ou aguaceiros a partir do meio da manhã, que serão de neve acima dos 800 a 1000 metros.

O vento será em geral fraco do quadrante norte, mas soprando moderado a forte no litoral e nas terras altas.

As temperaturas começam a descer já no sábado, podendo atingir no domingo valores mínimos entre quatro e dois graus Celsius, nas regiões do interior Norte e Centro, e entre quatro e nove graus no restante território.

As máximas não deverão ultrapassar os 14 graus, na região Sul e litoral Norte e Centro, e os oito graus nas regiões do interior, de acordo com a previsão do IPMA.

Em destaque

Subir