Nas Notícias

e-SIM: Um cartão SIM universal para facilitar a vida a operadoras e utilizadores

e-sim_cartao_universal

A sul-coreana Samsung juntamente com a Apple querem juntar-se às operadoras de telecomunicações com o intuito de desenvolver um cartão SIM universal, que possibilite a troca de operado sem ter de trocar de cartão.

As duas gigantes da tecnologia e principais responsáveis pelo maior número de vendas de smartphone em todo o mundo, estão em conversações com as operadoras para lançar em conjunto o e-SIM, um cartão SIM universal e que permite a mudança instantânea de operador.

Segundo avançou o Financial Times, a (GSMA), a associação que representa as operadoras móveis a nível mundial, espera que este acordo possa ser anunciado em breve e juntar as duas gigantes, Apple e Samsung, que por sinal, são concorrentes no mercado dos dispositivos móveis.

Já há uma lista de operadoras que integram este projeto, entre elas a Vodafone, Orange, Telefónica e a AT&T.

Isto seria um passo importante, quer para as operadoras, quer para os fabricantes de dispositivos móveis. Um cartão universal permitirá, para além da troca instantânea de operador, uniformizar de uma vez por todas o tamanho dos cartões SIM, que tem vindo a ser alterados a cada ano que passa, e diminuir a produção dos atuais.

Claro que isto levantará algumas questões, entre as quais, os equipamentos bloqueados às operadoras. O que acontece se um utilizador comprar um telefone bloqueado à Vodafone, por exemplo e quiser mudar para a MEO? Estas e outras questões serão respondidas assim que o e-SIM estiver no mercado.

 

Em destaque

Subir