TV

E-Fan: Aviões elétricos podem ser o futuro da aviação? (vídeo)

aviao_eletrico_efan

O E-Fan – um avião elétrico – do grupo Airbus, cruzou ontem o canal da Mancha em 38 minutos, assinalando, possivelmente, o início de uma nova era na aviação.

O pequeno avião E-fan, com apenas dois lugares e 600 quilos de peso pode atingir uma velocidade máxima de 220 quilómetros por hora. O interessante desta aeronave é o facto de não libertar quaisquer emissões de carbono.

Com uma pequena viagem de 38 minutos, o pequeno E-Fan descolou de Lydd, no condado de Kent, em Inglaterra, para aterrar pouco tempo depois em Caias, França, dado inicio a uma nova era na aviação.

“Apesar de estar só na cabine, estavam muitas pessoas a voar comigo hoje neste grande sucesso”, afirmou o piloto Didier Esteyne, acrescentando que o resultado se deve ao ‘fantástico esforço e paixão’ da equipa que se empenhou no objetivo.”

Também Jean Botti, chefe da equipa técnica da Airbus, salientou o sucesso desta operação, dizendo que isto permitirá à companhia ‘iniciar a produção em série’, que levará ao desenvolvimento de aviões elétricos seguros.

Tendo em conta o alto custo dos combustíveis, é espectável que a indústria aeronáutica precise de passar por uma grande transformação. A chegada de aviões elétricos pode, portanto, não estar tão longe quanto isso. Este ‘batismo’ da Airbus vai precisamente nesse sentido.

 

Em destaque

Subir