Insólito

É eliminada a mais longa palavra da língua alemã, que tinha 63 letras

escrever alemaoCom 63 letras, era a mais longa palavra em alemão e foi eliminada: “Rindfleischetikettierungsüberwachungsaufgabenübertragungsgesetz”. Referia-se a uma lei de monitorização de carne bovina, mas como a União Europeia suspendeu a recomendação para testes de BSE, a palavra foi apagada do léxico alemão.

A palavra era tão longa que os alemães se habituaram a usar a abreviatura: RkReÜAÜG. Aliás, é muito comum na língua germânica o uso de abreviaturas, mesmo em palavras de dimensão ‘normal’.

Mas, neste caso, justificava-se abreviar uma palavra que poucos ousam tentar pronunciar, composta por 63 letras que quase preenchem uma linha de texto.

A palavra era considerada legítima e o seu uso era correto, mesmo em textos oficiais. Na Wikipedia, é possível ouvir um ficheiro áudio que permite ouvi-la.

No entanto, RkReÜAÜG em versão 63 letras nunca constou do dicionário. Segundo o dicionário Duden, “Kraftfahrzeug-Haftpflichtversicherung” é a mais longa palavra do alemão. Quer dizer “seguro de responsabilidade civil automóvel”.

No Guiness, a maior palavra alemã é “Rechtsschutzversicherungsgesellschaften” e quer dizer “empresas seguradoras que fornecem proteção legal”.

Em destaque

Subir