Crónicas

E Agora ?

«As promessas só comprometem aqueles que as recebem.»

Charles de Gaulle

O improvável aconteceu, Donald Trump ganhou as eleições presidenciais americanas.

O presidente eleito é uma incógnita, e ninguém sabe qual a posição dele em diversos assuntos. Irá ele cumprir as promessas feitas ao longo da campanha? Algumas das afirmações feitas deixaram muitos perplexos, e com a vitória de Trump muitos serão os que estão à beira de um ataque de nervos só de imaginar uma administração liderada por Donald Trump.

O facto de milhares se manifestarem contra a eleição de Trump em várias grandes cidades americanas usando a expressão « Não é o meu presidente».

As eleições norte americanas expuserem a grande divisão nos estados Unidos, entre um país mais interior conservador e rural que elegeu Trump e os litorais onde o presidente eleito é muito impopular.

O grande problema de qualquer candidato que diz ser fora do sistema e promete mudar tudo é que só está fora do sistema enquanto está fora dele.E será interessante ver se no Presidente Trump irá reconhecer-se o candidato Trump, e como irá justificar as promessas que não irá cumprir.

Angela Merkel e François Hollande observam com preocupação, vão a eleições em 2017, e correm o risco de os seus eleitores serem afetados pelo mesmo comportamento que britânicos e norte americanos. De certeza que nenhum dos dois quer juntar-se a David Cameron e Hillary Clinton.


Patrocinado

Newsletters PT Jornal

O que quer receber?

Mais partilhadas da semana

Subir