Economia

Durão Barroso: “União Europeia enfrenta o maior desafio de sempre”

durao_barroso2O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, considera que a União Europeia está perante “o maior desafio de todos os tempos”. No entanto, após a cimeira de ontem, foi criada uma plataforma de “solidariedade e determinação” que permitirá o regresso ao crescimento.

Através de um comunicado, a Comissão Europeia reagiu às decisões tomadas na cimeira de ontem, que permitiram um balão de oxigénio para a Grécia e outras economias frágeis, como a portuguesa.

Segundo essa nota, assinada pelo presidente Durão Barroso, existe agora uma “plataforma ambiciosa”, que tornará possível “o crescimento da Europa”.

Durão Barroso vê a União Europeia perante “o maior desafio de todos os tempos” e acredita que a Europa vai demonstrar “a sua unidade, solidariedade e determinação para uma renovação”.

Ciente de que o “crescimento e a prosperidade não vão ser alcançados num dia”, Durão Barroso lembra que a Europa ‘corre’ numa “maratona e não uma prova de velocidade”. No entanto, acrescenta, “estamos a testemunhar um nível de determinação que nos deve dar esperança e confiança”.

“Estas conclusões que resultaram da cimeira destacaram o papel do método comunitário e da Comissão Europeia na governação económica”, realça o comunicado.

Os chefes de Estado e dos Governos dos países da Zona Euro “comprometeram-se a construir o futuro da Europa”, através de “um pacote de seis medidas, do fortalecimento do papel da Comissão em avaliar, acompanhar e coordenar as políticas económicas nacionais e os orçamentos”.

Com este acordo que resultou do encontro dos chefes de Estado, em Bruxelas, “a autoridade independente e objetiva da Comissão Europeia é ainda mais importante”.

“Hoje, posso anunciar à Europa que pretendo reforçar a minha confiança em Olli Rehn, com um estatuto fortalecido e instrumentos de trabalho adicionais”, referiu o presidente da Comissão Europeia.

Mais partilhadas da semana

Subir