Crónicas

Dupla loucura

«Desafortunada eminência a que se dedica à ruindade ! É uma ciência sem sensatez, uma dupla loucura».

Baltazar Gracían

O atentado terrorista em Berlim e o assassinato do embaixador russo na Turquia confirmaram que as coisas mudaram. o caos instalou-se e parece ter vindo para ficar.

Desde do 11 de setembro de 2001, o medo foi instalando-se na vida do quotidiano no ocidente.A cada novo atentado , o receio de que o perigo possa viver na casa ao lado faz com que os cidadãos façam escolhas que há 2 anos jurariam nunca fazer. As escolhas políticas são agora feitas de acordo com essa realidade.

E o espantoso é que numa época com grande desenvolvimento tecnológica, as populações reagem da mesma forma que os seus antepassados em épocas passadas.Mudam -se os tempos mas a natureza humana reage da mesma forma. O drama é que o resultado dessas escolhas acrescenta maior confusão a uma situação já de si muito complexa. E a paranóia invade a politíca internacional. Entre o receio do extremismo islâmico e o aumento do populismo a incerteza reina absoluta. E num momento em que se precisa deseperadamente de mostrar controlo nem os britânicos, famosos pelo forma prática e calculista parecem saber o que estão a fazer.

Os britânicos teriam mesmo um plano para a saída do Reino Unido da União Europeia ?

Com base na forma como as coisas tem corrido, o lema britânico parece ser « vai correr tudo bem porque somos britânicos.»

A velocidade a que a questão está a ser tratada, poderia dizer-se que está propositadamente a ser arrastada. Resta saber se para tentar um plano para organizar a saída ou para dar tempo aos que se opõem à saída de encontrar forma de bloquear.

Desde de que as anotações de uma das reuniões de prepação do Brexit foram fotografadas e publicadas. Se até os britânicos estão sem rumo…

A única certeza é que o terreno é desconhecido e quanto mais tempo passa sem definição maior é o risco das posições se extremarem. Resta saber quem será a próxima vítima do caos que domina a política internacional?


Patrocinado

Apps PT Jornal

Descarregar na App StoreDescarregar do Google Play

Newsletters PT Jornal

Selecione as newsletters

Mais partilhadas da semana

Subir
error: