Mundo

Duas mulheres a comandar um A380. Um vídeo poderoso e números para refletir

No Dia Internacional da Mulher, a Emirates colocou as mulheres que trabalham na companhia aérea no centro das atenções. O vídeo com duas mulheres a comandar um A380 representa as ilimitadas capacidades. E assinala outro facto: as mulheres constituem cerca de 44 por cento do total de colaboradores daquela companhia. Veja o vídeo.

A Emirates emprega, atualmente, mais de 29 mil mulheres de mais de 150 nacionalidades, que trabalham em todos os departamentos das operações aéreas.

Mais de 18 mil fazem parte do pessoal de cabine, enquanto as restantes desempenham desde funções técnicas a cargos de chefia e de liderança.

Perto de 2,5 por cento do total do staff feminino ocupa cargos de gestão na companhia aérea, estando as mulheres cada vez mais a desempenhar funções tradicionalmente atribuídas aos homens.

Durante a última década, o número de mulheres que colaboram com a Emirates aumentou, em linha com o crescimento da própria companhia aérea. Neste período, a proporção de mulheres, enquanto parte total de efetivos, também cresceu em seis por cento

“A Emirates está empenhada em proporcionar igualdade de oportunidades. Estamos orgulhosos das nossas colegas e da sua imensa contribuição para o crescimento e sucesso da companhia aérea. Esperamos que elas continuem a inspirar e a ser um exemplo para todas as raparigas e mulheres interessadas em prosseguir carreira na aviação”, diz Abdulaziz Al Ali, vice-presidente executivo de Recursos Humanos da companhia.

Neste vídeo, pode assistir ao voo Dubai-Viena comandado pela piloto Nevin Darwish, do Egito, e pela comandante Alia Al Muhairi, dos Emirados Árabes Unidos, num icónico A380 da Emirates.

A piloto Darwish é a primeira mulher da Arábia a comandar um A380 e a comandante Al Muhairi é atualmente a piloto feminina mais nova da companhia aérea a operar um A380 da Emirates.

Na Emirates Engineering, as mulheres trabalham como engenheiras aeronáuticas, mecânicas e técnicas de manutenção e reparação de aviões.

Também desempenham cargos importantes nas operações de voo, seja na rampa, ou como oficiais de operações, coordenadoras, supervisoras de carregamento de aviões e controladoras de carga.

Podem ainda assumir funções no centro de operações, enquanto controladores aéreos e chefes de serviço.

Em destaque

Subir