Nas Notícias

Duarte Marques diz que PSD ia descongelar carreiras… sem custos

A bloquista Mariana Mortágua inspira os opositores de debate a proferirem declarações surpreendentes. Uma semana depois de Leitão Amaro ter dito que “o Governo anterior proibiu a legionella”, Duarte Marques afirma que o PSD iria descongelar as carreiras dos professores, mas sem custos. “Impressionante!”, reage Mortágua. Veja o vídeo.

O debate entre Mariana Mortágua e Duarte Marques, nesta quinta-feira, na SIC Notícias, centrou-se na questão do descongelamento da carreira dos professores, medida que provocou uma greve dos docentes, uma vez que o executivo de António Costa ~

Essa medida, caso avance nos moldes em que os professores e sindicatos do setor defendem, custará aos cofres do Estado mais 600 milhões de euros por ano.

E a incapacidade de o erário público suportar esta despesa implicou que o Ministério da Educação não contabilizasse todo o tempo de serviço dos professores.

O Governo, entretanto, já anunciou medidas: nesta sexta-feira, Mário Centeno revelou que a progressão não terá efeitos retroativos. Assim, o ministro das Finanças estima 115 milhões de euros de impacto orçamental.

Ontem, no debate com Mariana Mortágua, Duarte Marques diz que o PSD ia descongelar carreiras… sem custos.

“O programa de estabilidade [do PSD] diz que vai haver descongelamento de carreiras sem aumento de despesa!”, afirmou o social-democrata.

Mariana Mortágua ironizou: “Isso é impressionante!”

Veja essa declaração neste link, a partir do minuto 13.

Em destaque

Subir