Nas Notícias

Drone sobrevoou pistas do aeroporto de Lisboa e deixa responsáveis em alerta

Segundo avança a TSF, um drone sobrevoou o aeroporto de Lisboa, na tarde deste domingo, colocando em perigo a atividade aeroportuária. Trata-se do quarto episódio semelhante que chega aos escritórios do Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves (GPIAA), neste ano.

Pela quarta vez em 2016, um drone voou no espaço aéreo do aeroporto de Lisboa. O episódio ocorre em vésperas da apresentação do primeiro quadro legal sobre o uso deste tipo de equipamentos.

O incidente ocorreu neste domingo de tarde, de acordo com a TSF, e obrigou a diligências, no sentido de garantir a segurança de toda a atividade aeroportuária.

O drone sobrevoou as pistas daquela infraestrutura, o que constitui um risco. O dono do aparelho não foi identificado e terá fugido das imediações do local, após a deteção do drone.

Trata-se do quarto episódio semelhante que chega aos escritórios do Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves, neste ano. Em 2015, foram reportados nove episódios do género.

Portugal prepara-se para apresentar regulamentação sobre o uso deste tipo de aparelhos não-tripulados, à semelhança do que sucede noutros países.

Entre uma das exigências que farão parte dessas regras, é a proibição absoluta de manobrar aqueles aparelhos perto de infraestruturas como aeroportos.

Em destaque

Subir