Tecnologia

Doutor Google: Serviço médico ‘adivinha’ sintomas de doenças comuns

medico google

Um por cento da pesquisa feita no motor de busca deve-se, diz o Google, a doenças ou patologias comuns. Os resultados vão passar a incluir cartões com informações clínicas baseadas nos dados das pesquisas efetuadas. Mas poderá o Google ser um médico pessoal?

Os testes arrancam já nos próximos dias, por enquanto nas plataformas móveis. O Google vai disponibilizar cartões com informações sobre patologias e sintomas mais comuns.

A quem, por exemplo, procurar informações sobre dores de cabeça serão apresentados sintomas ou patologias semelhantes, como constipação, enxaquecas e sinusite.

Na procura por um sintoma específico serão apresentados resultados com a descrição do mesmo e o tratamento recomendado para situações comuns, assim como um aviso para consultar o médico de família em casos que levantem mais dúvidas.

Frisando sempre que estes cartões não substituem uma consulta, o Google salientou que pretende simplificar as buscas por informações sobre situações clínicas mais comuns, com informação que complemente os resultados apresentados pelo motor de busca.

Outro objetivo do gigante das tecnologias é eliminar muita da informação contraditória ou até contraproducente que surge quando se pesquisa algo relacionado com a saúde.

A informação patente nos cartões, por enquanto disponíveis apenas em inglês, foi revista por especialistas da Harvard Medical e da Mayo Clinic.

Em destaque

Subir