Insólito

Doou esperma durante 20 anos e teve mais de 400 filhos

bertold_esperma_1Britânico dirigiu uma clínica de fertilidade até ao final da década de 1960 e durante anos doou o seu próprio esperma. Caso é agora tornado público depois de 14 irmãos se terem conhecido.

Chamava-se Bertold Wiesner, morreu em 1972 mas ao que parece deixou dezenas, ou mesmo centenas, de ‘sucessores’. O britânico abriu com a sua esposa uma clínica de fertilidade em 1940, que teve as portas abertas nas duas décadas seguintes.

Durante esse período, e por escassez de meios, Bartold doou o seu próprio esperma a muitas mulheres.

A clínica acabaria por fechar em 1960 e os registos das doações foram para o lixo. Agora, mais de 50 anos passaram mas existem filhos de Bartold que continuam a querer unir a família.

Este caso foi tornado público precisamente porque 14 irmãos conheceram-se na semana passada. Em entrevista ao Daily Mail, David Gollancz, um desses, afirma que o seu pai, Bertold Wiesner, teria feito cerca de 20 doações de esperma por ano. Feitas as contas, o antigo diretor da clínica poderá ser o pai biológico de mais de 400 pessoas.

Estes casos na realidade não são novos. Em setembro de 2011 demos a conhecer o caso de um norte-americano, que tem alegadamente 150 filhos. Conheça aqui a história.

Em destaque

Subir