Tecnologia

Doodle: Tom Sawyer, de Mark Twain, é destaque no Google

tom_sawyer_1Maior motor de busca do mundo lembra hoje o nascimento de Mark Twain, escritor norte-americano de obras como ‘As Aventuras de Tom Sawyer’, romance publicado em 1876.

Mark Twain é lembrado hoje pela Google, com um Doodle especial na página principal, onde aparece Tom Sawyer a pintar o logótipo da empresa numa cerca. A personagem, nascida na obra ‘As Aventuras de Tom Sawyer’, foi uma das que maior sucesso teve nos anos 70 e 80 mas foi criada muito antes, em 1876. Trata-se de um livro juvenil que conta a história de Tom Sawyer, a sua tia Polly, o seu irmão Sid e o seu amigo Huckleberry. Mais tarde, a obra viria a ser adaptada para a televisão. ‘As Aventuras de Tom Sawyer’ marcaram uma geração.

Mark Twain foi o responsável. Se fosse vivo, o escritor norte-americano faria hoje 176 anos. Nascido a 30 de novembro de 1835, Mark experimentou ao longo dos anos várias áreas e teve vários empregos. Fez trabalho de jornalista e trabalhou por exemplo como mineiro.

Twain era também conhecido pela sua veia humorística, algo que lhe proporcionou fama e o catapultou para as obras que viria a escre. Aconteceu aquando escreveu o conto cómico ‘A célebre rã saltante do Condado de Calaveras’. Nesse mesmo ano venceu o prémio de ‘Maior humorista norte-americano’.

Em 1876 nasce a sua obra mais conhecida e mais mediática: ‘As Aventuras de Tom Sawyer’. Todas as personagens do livro foram baseadas em amigos de infância do próprio. Mais tarde, em 1884, viria a escrever ‘As Aventuras de Huckleberry Finn’, obra que lhe permitiu finalmente o reconhecimento como escritor. O livro passou inclusive a ter leitura obrigatória em grande parte das escolas norte-americanas.

Mark Twain faleceu a 21 de abril de 1910, vítima de um ataque cardíaco.

O Google lembra hoje o escritor norte-americano com um Doodle de Tom Sawyer, a personagem mais mediática criada pelo escritor norte-americano.

Mais partilhadas da semana

Subir