Tecnologia

Doodle lembra 83.º aniversário de Eduard Khil, o cantor do Tro Lo Lo

O doodle de hoje evoca o 83.º aniversário de Eduard Khil, o cantor soviético que se tornou numa celebridade da internet graças a uma voz poderosa e a uma música inconfundível. Nem precisa de aprender a letra: comece com um “Tro Lo Lo”.

A 4 de setembro de 1934 nascia em Smolensk, na Rússia (que então fazia parte da União Soviética), Eduard Anatolyevich Khil, uma lenda da música soviética.

Eduard Khil foi condecorado pelo regime soviético com o Prémio de Artista do Povo devido à interpretação de Pora v Put-Dorogu (“Hora de seguir o caminho”), tema de um filme de 1994 que se tornou num hino de vitória para o ‘exército vermelho’ durante a conquista de Berlim, marco do final da II Guerra Mundial.

Reformado no início dos anos 80, Eduard Khil ‘ressuscitou’ por volta de 2010 quando apareceu na internet um vídeo com o sugestivo título “Tro Lo Lo”.

Apenas com (poderosas) vocalizações, Eduard Khil ‘cantou’ o tema “Eu Estou Feliz por Finalmente Regressar a Casa”, viral em todo o mundo devido aos sons “tro lo lo”.

Em 2012, Eduard Khil sofreu um acidente vascular cerebral, tendo sido hospitalizado em São Petersburgo. Após alguns dias em estado de coma, faleceu a 4 de julho, com 77 anos de idade.

Em destaque

Subir